Daniel Libeskind foi escolhido entre dois outros renomados artistas para o projeto do Memorial do Holocausto da Assembléia Legislativa em Ohio. O memorial, de 5,5 m de altura em aço inoxidável escovado, será pontuado pela estrela de seis pontas de David e acompanhada por uma passarela de 12 m com palavras gravadas em pedra calcária.
A data de conclusão ainda não foi estabelecida, pois Richard H. Finan, presidente do Capitol Square Review e Advisory Board, acredita que o memorial, que apresenta um símbolo judeu, será contestado judicialmente pela American Civil Liberties Union e outras organizações, devido à laicidade do estado.
“Se formos processados, serão cinco anos até que este projeto comece,” disse Finan, segundo o The Columbus Dispatch.
“Estou dizendo que será difícil que isto passe pelo Conselho,” disse Finan, que tem opinião contrária ao memorial do Holocausto desde que o governador John Kasich o propôs, há mais de um ano.
O memorial de $2 milhões, cujo financiamento é oriundo de partes privadas, será construído ao sul da Assembléia Legislativa de Ohio, no gramado do Capitol Square, a leste do rio Scioto.